IGP-M recua 0,04% na 2ª prévia de maio, mostra a FGV

A segunda prévia do IGP-M de maio mostrou variação negativa de 0,04%, contra um avanço de 0,83% na segunda prévia de abril. O resultado, anunciado nesta segunda-feira, 19, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou no piso do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam taxa entre -0,04% e +0,19%, e se posicionou abaixo da mediana das expectativas (+0,07%).

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de maio. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) caiu 0,45% na prévia anunciada hoje, ante alta de 0,91% em igual prévia do mesmo índice em abril. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), por sua vez, teve alta de 0,66% na segunda prévia deste mês, em comparação ao aumento de 0,76% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC registrou taxa positiva de 1,06%, após registrar elevação de 0,47% na mesma base.

O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de maio, o IGP-M acumula altas de 3,31% no ano e de 7,94% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de abril a 10 de maio.

Voltar ao topo