economia

IGP-M na 2ª prévia de março fica em 1,06%, ante 0,55% um mês antes, revela FGV

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,06% na segunda prévia de março, após ter avançado 0,55% na segunda leitura de fevereiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 19, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou elevação de 1,96% neste ano e avanço de 8,05% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de março. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 1,41%, ante uma alta de 0,73% na segunda prévia de fevereiro.

O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, avançou 0,50% na segunda medição deste mês, depois de um avanço de 0,17% em igual leitura de fevereiro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,11% na segunda prévia de março, depois de elevação de 0,29% na segunda leitura do mês anterior.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários medidos pelo IPA Agrícola avançaram 3,39% no atacado na segunda prévia do IGP-M de março. Na mesma leitura de fevereiro, houve alta de 1,44%.

Já os produtos industriais no atacado,, mensurados pelo IPA Industrial, tiveram alta de 0,76% na segunda prévia deste mês, ante elevação de 0,50% na mesma medição de fevereiro.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais subiram 1,57% na segunda prévia de março, depois da elevação de 0,81% na mesma leitura de fevereiro.

Os preços dos bens intermediários tiveram alta de 0,70% na segunda prévia de março, ante queda de 0,29% em igual leitura do mês passado. Os preços das matérias-primas brutas subiram 2,07% na segunda leitura deste mês, após avanço de 1,89% em igual leitura de fevereiro.

O IGP-M é tradicionalmente usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 de fevereiro a 10 de março. No dado fechado do mês de fevereiro, o IGP-M teve alta de 0,88%.

Voltar ao topo