O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,65% na segunda prévia de dezembro, ante avanço de 0,72% na segunda prévia do mesmo índice de novembro, divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quarta-feira, 17. A taxa anunciada hoje ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam taxa entre 0,54% a 0,85%, e levemente abaixo da mediana das expectativas, em 0,67%. Na primeira prévia deste mês, o índice havia subido 0,63%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de dezembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,71%, em comparação com a alta de 0,93% na segunda prévia de novembro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,66% na leitura anunciada hoje, após subir 0,43% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,28%, após registrar aumento de 0,14%, na mesma base de comparação.

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel. Até a segunda prévia de dezembro, o índice acumula aumento de 3,72% em 2014. O período de coleta de preços para cálculo do índice mensal foi de 21 de novembro a 10 de dezembro.