economia

IGP-M na 1ª prévia de abril sobe 0,62%, ante 0,71% na 1ª prévia de março, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,62% na primeira prévia de abril, após ter aumentado 0,71% na primeira leitura de março. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 10, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou elevação de 2,79% no ano e avanço de 8,32% em 12 meses até abril.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M deste mês. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,65%, ante um avanço de 0,90% na primeira prévia de março. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,65% na prévia de abril, depois de um avanço de 0,47% em igual leitura de março. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,36% na primeira prévia de abril, depois da alta de 0,02% na primeira prévia de março.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de março. No dado fechado do mês de março, o IGP-M teve alta de 1,26%.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários medidos pelo IPA Agrícola avançaram 0,91% no atacado na primeira prévia do IGP-M de abril. Na mesma prévia de março, houve alta de 2,53%. Já os produtos industriais no atacado, medidos pelo IPA Industrial, tiveram aumento de 0,57% na primeira prévia de abril, ante elevação de 0,37% na mesma prévia do mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais subiram 0,64% na primeira prévia de abril, depois da elevação de 1,25% na mesma prévia de março.

Os preços dos bens intermediários tiveram aumento de 0,11% na prévia de abril, ante alta de 0,27% na primeira prévia de março. Os preços das matérias-primas brutas subiram 1,30% na primeira leitura de abril, após uma elevação de 1,25% na mesma prévia de março.

Voltar ao topo