IGP-M deve fechar janeiro próximo de 0,9%

A inflação de janeiro medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) deve ficar abaixo da de dezembro (1,76%) e próxima da segunda prévia do mês, anunciada nesta segunda (0,93%). A avaliação é do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros.

"Os preços no atacado (IPA) subiram até agora menos da metade do IPA de dezembro", disse Quadros, acrescentando que o índice de preços no atacado, de maior peso na formação do cálculo do IGP-M deve contribuir muito para manter o IGP-M de janeiro menor do que o do mês passado.

Mas o economista admitiu que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) deve continuar em aceleração o final do mês. Mas comentou que isso não deve afetar o atual cenário. "O que nos mostrou a segunda prévia do IGP-M é que, claramente, estamos em uma trajetória de desaceleração nos IGPs", disse. "Creio que o fechamento do índice (de janeiro) não deve ficar muito diferente do que foi apurado na segunda prévia", completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.