IGP-M desacelera pra 0,34% na 2ª prévia do mês

A segunda prévia do IGP-M de janeiro subiu 0,34%, após alta de 0,69% em igual prévia do mesmo indicador em dezembro. O resultado, anunciado na manhã desta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam uma elevação entre 0,28% e 0,48%, e se posicionou abaixo da mediana das expectativas (0,38%).

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de janeiro. O IPA-M subiu 0,23%, após subir 0,75% em igual prévia do mesmo índice em dezembro. Por sua vez, o IPC-M teve alta de 0,70% na segunda prévia deste mês, em comparação com o aumento de 0,69% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC registrou taxa positiva de 0,19%, após registrar elevação de 0,34% na segunda prévia de dezembro.

O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de janeiro, o IGP-M acumula aumentos de 7,91% em 12 meses.

Atacado

A inflação agropecuária perdeu força no atacado no âmbito do IGP-M. Os preços dos produtos agrícolas no atacado caíram 0,11% na segunda prévia do índice, em comparação com a alta de 1,25% apurada na segunda prévia do mesmo índice em dezembro. De acordo com a FGV, os preços dos produtos industriais no atacado tiveram aumento de 0,37% na segunda prévia anunciada hoje, em comparação com a alta de 0,54% na segunda prévia de dezembro.

No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,93% na segunda prévia de janeiro, após subirem 0,90% na segunda prévia de dezembro. Já os preços dos bens intermediários apresentaram aumento de 0,40% na prévia divulgada hoje, em comparação com a elevação de 0,36% na segunda prévia do IGP-M de dezembro.

Por fim, os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa negativa de 0,73% na segunda prévia de janeiro, em comparação com a alta de 1,06% na segunda prévia de dezembro.