IGP-M de agosto caminha para superar o de julho

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de agosto está caminhando para uma taxa maior do que a apurada em julho, quando subiu 0,15%, avaliou hoje o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. Ele fez a observação ao comentar a primeira prévia do índice de agosto, que apresentou alta de 0,42%, após avançar 0,14% em igual prévia do mesmo indicador em julho.

Embora tenha observado que ainda é muito cedo para tecer previsões para o fechamento do IGP-M com base apenas na primeira prévia de agosto, o especialista observou ser provável que os preços da soja e do minério de ferro – as maiores contribuições para a taxa maior da primeira prévia do IGP-M em agosto – continuem a subir ao longo deste mês.

Quadros comentou que o impacto do reajuste trimestral no preço do minério de ferro na inflação medida pelo IGP-M, ocorrido no fim de julho, deve prosseguir até o fim de agosto. Além disso, caso esteja ocorrendo uma recomposição de margens nos preços da soja em grão, este movimento pode continuar até o fim do mês, na avaliação do especialista. “Mas precisamos esperar para ver”, afirmou.