IGP-DI dispara em abril e acumula 10,24% em 12 meses

A inflação de abril medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu para 1,12%, ante alta de 0,70% em março. Com esse resultado, a inflação acumulada no período de 12 meses superou os 10%, com o IGP-DI de 10,24% nesse período (maio de 2007 a abril de 2008).

O IGP-DI é dividido em três indicadores. A FGV informou que o Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 1,30% em abril, ante aumento de 0,80% em março. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve elevação de 0,72% em abril, ante alta de 0,45% em março. Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) subiu 0,87% em abril, após alta de 0,66% em março.

Embora não seja mais usada para reajustar a tarifa de telefone, a taxa acumulada do IGP-DI ainda é usada como indexadora das dívidas dos Estados com a União. De janeiro a abril deste ano, o IGP-DI acumula alta de 3,22%. No período de 12 meses, a inflação acumulada pelo IGP-DI é de 10,24%. O período de coleta de preços para o IGP-DI de abril foi do dia 1º ao dia 30 do mês passado.

Leia mais:

Alta da cesta básica em 11 capitais supera reajuste do salário mínimo
IPC-S subiu 0,72% na última semana de abril
Impacto dos combustíveis no IPCA será quase nulo

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.