Idec quer revisão do reajuste tarifário à Light

Rio – O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vai encaminhar carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda, e à Secretaria de Defesa Econômica, pedindo explicações e solicitando a revisão do reajuste de 6,15% concedido pela Aneel à Light, concessionárias de energia elétrica do Rio de Janeiro ? com um universo de 3,1 milhões de consumidores.

O Idec deverá encaminhar também uma Representação ao Ministério Público em conjunto com o Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético).

Na avaliação do Idec, os consumidores de energia elétrica do Rio de Janeiro estão sendo vítimas de um golpe, na medida em que o reajuste poderia ser de apenas 1,27%. ?A manobra articulada pela Light é muito simples e, por mais absurda que pareça, tem respaldo dos contratos. A empresa deixará de comprar energia de Furnas a R$ 76,03 o MW/h para comprar da Norte Fluminense, empresa também pertencente à EDF, por R$ 133,19.

A diferença, naturalmente, vai para o bolso da Electricité de France (EDF), estatal francesa que controla a Light. Ainda na avaliação do Idec, os custos da compra de energia mais cara são repassados ao consumidor. Dessa forma, a empresa ganha duplamente às custas do consumidor, que é onerado com os aumentos de energia, a diminuição da renda disponível e com o corte do fornecimento.

Voltar ao topo