As vendas em shoppings no País devem crescer 19,4% este ano em relação a 2011, atingindo R$ 119 bilhões, segundo estimativa do Ibope Inteligência. No ano passado, foram comercializados R$ 99,6 bilhões nos shoppings centers.

Até o final do ano, o Brasil deverá ter 1,4 milhão de metros quadrados a mais de Área Bruta Comercial (ABC) em shoppings, alcançando o patamar de 11,4 milhões. Só no Estado de São Paulo, serão 15 inaugurações neste ano e 54% dos novos empreendimentos, com inauguração prevista para 2012, serão instalados no Sudeste. No Norte, serão cinco novos shoppings, o que representa um aumento de 33% nos empreendimentos da região.

Em 2012, 28 centros comerciais serão instalados em áreas que ainda não possuem um shopping e 36% das inaugurações previstas para o País neste ano ocorrerão em cidades com menos de 300 mil habitantes. De acordo com o Ibope Inteligência, atualmente 1,2% das cidades brasileiras acumulam 76% dos shoppings no País.

“Devido ao crescimento acelerado, o setor de shopping vem se interiorizando. Antes concentrados somente nas grandes cidades, os novos empreendimentos estão chegando às cidades médias”, disse, em nota distribuída à imprensa, o analista de geonegócios do Ibope Inteligência, Fábio Caldas.