IBGE: vendas do varejo sobem 1,6% em fevereiro

As vendas do comércio varejista cresceram 1,6% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com fevereiro de 2009, as vendas do varejo registraram alta de 12,3%. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, as vendas do comércio registram alta de 11,3% e, nos últimos 12 meses até fevereiro, variação positiva de 6,9%.

O IBGE divulgou hoje também o índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista, que subiu 1,29% no trimestre encerrado em fevereiro ante o terminado em janeiro. O resultado mostra uma aceleração em relação ao índice de média móvel do varejo apurado pelo instituto em janeiro (1,16%) e é o maior índice trimestral registrado desde maio de 2008, quando chegou a 1,38%.

Revisão

O IBGE revisou o resultado das vendas do comércio varejista de janeiro de 2010 ante dezembro de 2009, de uma expansão de 2,7% divulgada anteriormente para um avanço de 3,0%. Segundo o técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto, Reinaldo Pereira, a revisão ocorreu por causa da introdução dos novos dados, relativos a fevereiro, na série com ajuste sazonal.