IBGE: serviços têm receita bruta 8,5% maior em dezembro

A receita bruta do setor de serviços subiu 8,4% em dezembro do ano passado, ante igual mês de 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira, 19. A receita bruta do setor acumulou alta de 8,5% em 2013.

A PMS foi lançada em agosto, com série histórica desde janeiro de 2012. Ela produz índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e com detalhes para alguns Estados, divididos em três tipos principais: o índice do mês frente a igual mês do ano anterior; o índice acumulado no ano; e o índice acumulado em 12 meses.

Ainda não há divulgação de dados com ajuste sazonal (mês contra mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

Famílias

A receita nominal dos serviços prestados às famílias teve expansão de 9,5% em dezembro de 2013 em relação a dezembro de 2012. Já os serviços de informação e comunicação cresceram 7,0% no período, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 6,7%. Os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio tiveram alta de 11,5% em dezembro e a categoria de outros serviços apresentou crescimento nominal de 6,7%.

Os serviços prestados às famílias acumularam alta de 10,2% no ano passado, com os serviços de alojamento e alimentação crescendo 10,6%. Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram aumento de 8,1% em 2013. Os serviços de informação e comunicação subiram 6,9%, e o segmento de outros serviços registrou expansão de 5,9%.

Transportes

O segmento transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio acumulou o maior crescimento entre os serviços em 2013, com avanço de 10,8%, segundo o IBGE. Os destaques foram as atividades de transportes aquaviário (18,0%) e aéreo (16,8%).

O IBGE revisou o dado sobre a receita bruta nominal do setor de serviços de novembro de 2013 ante novembro de 2012. O crescimento, que havia sido apontado em 8,6%, passou para 8,8%.