IBGE: Produção de bens de capital se mantém em outubro

A produção da indústria de bens de capital ficou estável (0,0%) em outubro ante setembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao divulgar a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), nesta terça-feira, 2. Na comparação com outubro de 2013, o indicador mostra queda de 11,4%.

No acumulado de janeiro a outubro de 2014, houve queda de 8,8% na produção de bens de capital. Já no acumulado em 12 meses, houve recuo de 6,9%. Em relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou alta de 0,2% na passagem de setembro para outubro. Na comparação com outubro do ano passado, houve recuo de 2,4%. No acumulado do ano, a queda é de 2,2%, enquanto a taxa em 12 meses é recuo de 2,0%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, o mês de outubro foi de queda de 0,8% ante setembro, e queda de 9,4% em relação a outubro de 2013. Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve redução na produção industrial de 0,6% em outubro ante setembro, e ligeiro recuo de 0,1% na comparação com outubro do ano passado.

Para os bens intermediários, o IBGE informou que o indicador teve estabilidade (0,0%) em outubro ante setembro. Em relação a outubro do ano passado, houve recuo de 2,8%. No acumulado de janeiro a outubro, o instituto observou queda de 2,5%, enquanto a taxa em 12 meses ficou em queda de 2,2%.

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria variou 0,1% em outubro ante setembro. No mês anterior, a média móvel tinha sido de 0,3%, segundo o IBGE.

Voltar ao topo