IBGE informa que alta da inflação já reflete na renda do trabalhador

A queda de 0,5% no rendimento médio real dos trabalhadores das seis principais regiões metropolitanas verificada em agosto, com relação a julho, reflete o aumento da inflação. A análise é do gerente da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo.

A renda calculada na pesquisa é deflacionada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação da camada de renda mais baixa da população, na média das seis regiões. Com a pressão dos preços dos alimentos, o INPC tem registrado aumentos superiores ao IPCA.

A queda na renda em agosto foi a terceira consecutiva apurada pelo IBGE em relação a mês anterior mas, segundo Azeredo, esses recuos refletem também o aumento do número de ocupados. Segundo ele, como os salários iniciais são mais baixos, a geração de novas vagas acaba tendo algum reflexo negativo nos dados de rendimento.

Na comparação com agosto do ano passado o resultado da renda média foi positivo (1,2%), mas foi o pior resultado desde junho de 2005. O gerente da pesquisa atribui também essa perda de ritmo na expansão da renda ante igual mês de ano anterior ao aumento da inflação.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.