IBGE faz pesquisa para mapear renda e consumo

Rio

(AE) – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocou ontem 600 pesquisadores em campo em todo o País para a coleta de informações da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF). O levantamento será realizado em cerca de 60 mil domicílios até julho do ano que vem e os resultados serão divulgados a partir de dezembro de 2003.

O presidente do IBGE, Sérgio Besserman, disse que a nova pesquisa vai permitir um aprofundamento dos estudos sobre a pobreza no Brasil, já que será um mapeamento abrangente sobre a renda e o consumo das famílias.

A última POF foi realizada pelo instituto em 1995/1996. A nova pesquisa chega a campo com várias novidades, sendo as principais a abrangência nacional e rural (anteriormente o universo estava restrito às principais regiões metropolitanas) e a utilização de tecnologia como notebooks (computadores portáteis) pelos pesquisadores.

Além disso, a pesquisa vai incluir questões subjetivas sobre a renda das famílias, com questionamentos sobre se o orçamento é suficiente, qualidade da alimentação, acesso a serviços e condições de moradia.

Os pesquisadores ficarão disponíveis para cada domicílio por nove dias, com o objetivo de preencher seis questionários, com questões como gastos coletivos (aluguel, empregados domésticos), despesas com alimentação e bebidas e opinião sobre a renda familiar. O projeto envolve um orçamento de R$ 8 milhões e um total de mil profissionais.

A pesquisa vai revelar dados não apenas sobre o consumo dos brasileiros, mas outros como peso, altura e incidência de obesidade. Apesar da abrangência nacional do levantamento, os resultados serão gerados também para as nove regiões metropolitanas, Estados, capitais e grandes regiões.

A chefe do departamento de Índice de Preços do IBGE, Márcia Quintslr, disse que a POF acompanha uma tendência mundial de estudos sobre condições de vida e pobreza para formulação de políticas públicas.

Para segurança dos entrevistados, o IBGE tornou disponível o telefone 0800218181, em caso de dúvidas sobre o vínculo entre o pesquisador que procurar o domicílio e o instituto.

Projetos

O presidente do IBGE disse que o instituto já tem prontos os projetos para tornar nacional a abrangência da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Atualmente a PME, em fase de reformulação, é realizada em seis regiões metropolitanas e o IPCA em 11 regiões. Segundo ele, o IBGE depende de “um pouco mais” de orçamento para realizar as pesquisas em todo o País. Besserman não quis informar qual seria o montante financeiro necessário, mas afirmou que “não é muito recurso e a taxa de retorno seria altíssima para a sociedade”.

Os recursos adicionais serão necessários para reforçar os recursos humanos disponíveis, assim como a infra-estrutura (especialmente informática e telecomunicações) das pesquisas.

A ampliação do universo desses indicadores poderá aumentar a eficácia das políticas públicas do País, segundo ressaltou o presidente do IBGE, devido ao maior volume e transparência das informações coletadas. A nova POF será uma das principais ferramentas que possibilitará no futuro a abrangência nacional do IPCA.

Voltar ao topo