IBGE: diárias de hoteis barateiam 10,13% em agosto

A devolução dos aumentos de preços influenciados pela realização da Copa do Mundo no País teve alguma continuidade em agosto. Os preços das diárias de hotéis cederam 10,13% no mês passado, após queda de 7,65% em julho. Só nestes dois meses, o recuo acumulado foi de 17,01%, mas ainda sem recompensar os aumentos concedidos anteriormente.

Entre janeiro e junho, as diárias de hotéis acumularam alta de 33,73%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em junho, o aumento foi de 25,33%. “No caso dos hotéis, ainda não foi devolvida toda a alta, e não sabemos se vai ser”, afirmou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índice de Preços do instituto.

Com o desempenho no mês de agosto, as diárias de hotéis foram a principal influência na desaceleração do grupo Despesas Pessoais (0,12% para 0,09%), mais do que compensando a alta de 1,26% no item empregados domésticos (um dos maiores impactos individuais na inflação do mês).

Apesar disso, as passagens aéreas inverteram o sinal. Após a queda de 26,86% em julho, já fruto da menor demanda no fim da Copa do Mundo, elas despontaram com uma alta de 10,16% em agosto. Mesmo assim, o item está 35,69% mais barato no ano, segundo o IBGE.

Voltar ao topo