IBGE: consumo de energia per capita cresceu 32,69%

O consumo final de energia per capita (por pessoa) mostrou um crescimento de 32,69% de 1992 a 2009, passando de 36,4 gigajoules (GJ) por habitante em 1992 para 48,3 GJ por habitante no ano passado. No entanto, em 2009, ano em que a economia foi mais afetada pela crise financeira mundial, o consumo final de energia sofreu uma pequena queda, de 3,4% em relação a 2008, mostrando consumo de 50,0 GJ por habitante. Os dados constam da pesquisa “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável”, referente ao ano de 2010 e divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na análise do instituto, o consumo final de energia no Brasil, em valores absolutos, é crescente ao longo do tempo. Mas no período de 1997 a 2002, o consumo per capita se estabiliza, oscilando ao redor de 45 GJ por habitante devido ao baixo crescimento da oferta interna de energia.

Ainda segundo o instituto, a partir de 2002 houve uma retomada no crescimento do consumo de energia per capita, devido ao aumento de investimentos em geração de energia, especialmente de térmicas a gás. A partir de 2006, houve uma aceleração no crescimento do consumo de energia, na avaliação do IBGE.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.