IBGE confirma que STJ pediu dados sobre greve

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou nesta quinta-feira, 3, que recebeu o despacho do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinando que a direção do órgão informe se a adesão à greve de funcionários está acima do patamar máximo de 30% determinado por uma liminar judicial.

O despacho foi emitido na noite de terça-feira pela ministra Assusete Magalhães. Segundo o IBGE, o instituto responderá dentro do prazo determinado pela Justiça, de até cinco dias úteis, após o fim do recesso do STJ. O Judiciário só retornará do período de recesso em 1º de agosto.

De acordo com o sindicato de servidores do instituto, o ASSIBGE-SN, a magistrada estaria questionando a alegação da direção do IBGE de que o sindicato está descumprindo a liminar que exige ao menos 70% dos servidores em atividade em cada uma das unidades do órgão, ao mesmo tempo em que afirma à imprensa que a paralisação está enfraquecida.

O último balanço divulgado pelo IBGE, referente à semana passada, apontava uma adesão de 15% dos funcionários à paralisação. Entretanto, o órgão esclarece que a adesão não é regular entre todas as regiões, portanto, algumas estão mais afetadas, com a greve paralisando atividades acima do patamar determinado pela liminar concedida pela Justiça.

Voltar ao topo