IBGE aponta que área plantada com trigo cresce 11% no Paraná

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a produção agrícola no Brasil, referente ao mês de junho e divulgado nesta terça-feira (07), confirmou o aumento de 11% na área para a cultura do trigo no Paraná, que se destaca como o maior produtor do grão. Para a safra de grãos 2008/09, que está encerrando, a previsão de produção é de 25,06 milhões de toneladas que corresponde a uma participação de 18,8% da produção nacional.

A safra total de grãos foi reavaliada e a queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram colhidas 30,51 milhões de toneladas, é de 16%. A seca prejudicou a primeira e a segunda safra de grãos cultivadas no Estado. A falta de chuvas também prejudicou o desempenho da safra nacional que apresenta uma queda de 8,7%. Segundo o IBGE, na safra anterior a produção obtida foi de 146 milhões de toneladas e na safra 08/09 a produção deverá atingir 133,3 milhões de toneladas em todo o Pais.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, apesar da queda na produção de grãos em função da seca que prejudicou a safra de verão e a safrinha, a expectativa de bons preços na comercialização da soja e continuidade do crescimento na diversificação com a pecuária devem resultar em redução menor no Valor Bruto da Produção que é o faturamento bruto obtido pelos produtores.

As lavouras de trigo, plantadas neste período do ano, são as únicas que estão sendo beneficiadas com o retorno das condições normais de clima, como está ocorrendo desde o mês passado com chuvas bem distribuídas em todas as regiões do Paraná. Com isso, a previsão do IBGE aponta para uma produção de 3,25 milhões de toneladas. Este volume corresponde a um aumento de 6,2% sobre a produção do ano passado que foi de 3,06 milhões de toneladas.

A área plantada com o trigo subiu de 1,1 milhão de hectares plantados no ano passado para 1,3 milhão de hectares plantados este ano. Até agora cerca de 92% da cultura já foi plantada e o período de plantio conforme previsão do zoneamento climático encerra-se em 20 de julho no Paraná.

O levantamento do IBGE referente ao mês de junho reavaliou a segunda safra de feijão e milho, que já refletem as quedas provocadas pelas geadas que aconteceram no início de junho. Mesmo com o período de seca, seguido de geada, a segunda safra de feijão no Paraná deverá ser 3,8% maior em relação ao mesmo período do ano passado. O volume colhido aumenta de 336.787 toneladas na safra 2007/08 para 349.686 toneladas na safra 2008/09.

Mas, considerando as três safras de feijão, a produção paranaense do grão deverá atingir um total de 731.962 toneladas, uma queda de 5,1% em relação à safra total obtida no ano passado que atingiu um volume de 771.291 toneladas.

A safra total de milho, considerando as duas safras deverá atingir um volume de 11 milhões de toneladas, uma queda de 29,4% em relação ao volume colhido no ano passado que foi de 15,6 milhões de toneladas. Também com o milho, as lavouras foram prejudicadas pela falta de chuvas na safra principal e na safrinha.

Na segunda safra de milho a queda na produção foi de 23%, onde o volume caiu de 5,95 milhões de toneladas colhidas na safra 07/08 para 4,58 milhões de toneladas que devem ser colhidas este ano. A expectativa é que não ocorram mais perdas com o milho, porque a cultura iniciou a fase de colheita e à medida que as plantas vão amadurecendo, elas vão saindo do risco de geadas que ainda podem acontecer no Estado, disse o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otmar Hubner.