HSBC lança produtos com juros mais baixos

Depois de 5 anos de atuação no Brasil, após ter adquirido o Bamerindus, o HSBC está lançando novos produtos a seus clientes com taxas de juros inferiores aos praticadas no mercado.

Começou em abril com a redução na taxa de juros máxima do cheques especial em 90 pontos base de 9,50% para 8,60%, seguindo-se a redução em quase 40% nos juros dos cartões de crédito. E, beneficiando pequenos e médios estabelecimentos comerciais, reduziu quase pela metade das taxas de juros para a antecipação de valores a receber relativos a vendas realizadas com cartões de crédito. Tendo começado no dia 7 de junho, a meta do HSBC é multiplicar por 5 a sua carteira de recebíveis de cartões de crédito, de R$ 50 milhões para R$ 250 milhões. Hoje, 75 mil lojistas têm domicílio bancário para a antecipação de recebíveis no HSBC em comparação com um mercado total de 600 mil estabelecimentos comerciais no Brasil. A meta do Banco é alcançar 100 mil clientes até o final do ano e, em médio prazo, dobrar de pouco mais de 10% de participação no mercado para 20%.

O vice-presidente de Serviços Financeiros Pessoa Física, Emilson Alonso, afirma que “estamos praticando as mais baratas taxas de mercado em qualquer segmento de cartão de crédito e, na verdade, o HSBC está liderando um processo de queda nos juros”. Alonso diz que “não é possível mais esta política de juros altos, de taxas elevadas e queremos ser e estamos sendo um Banco de preços justos”. Foi o que havia afirmado, aliás, o presidente do HSBC Bank Brasil, Michael Geoghegan, por ocasião das comemorações do 5.º aniversário no Brasil.

Tecnologia

Emilson Alonso destaca que, em 5 anos de atuação no Brasil, “fizemos a lição de casa, investindo mais de 900 milhões de reais em tecnologia, mais de 500 milhões em reformas de agências. Foram mais de 800, para ficarem com um padrão só”. Além disso, cuidou-se e cuida-se do treinamento do pessoal. O Banco adquiriu parte da área que pertencia ao Hotel Paraná Golfe em São José dos Pinhais e implantou ali moderno Centro de Treinamento, passando a ser o único no país com área residencial exclusiva. Foram 11.806 pessoas treinadas em 1997 (ano em que começou as atividades no país, e os cursos começaram em 27 de março), 12.176 em 98, 13.794 em 99 e 17.180 em 2000. O HSBC prepara-se para inaugurar no dia 5 de setembro a primeira agência Premier Center no Paraná, na rua Comendador Araujo em Curitiba. Já foram inauguradas 3 no país, sendo duas em São Paulo e uma no Rio e os funcionários têm treinamento especial em São José. As agências Premier Center visam atender à política de segmentação de público do Banco. No caso, para atender os clientes com rendas acima de 5 mil reais, com perfil de investidores. Em instalações modernas, dotadas inclusive de equipamentos para uso dos clientes (computadores, Internet), as agências Premier Center deverão chegar a 20, no Brasil, até o final de 2002. No que diz respeito ao varejo, o HSBC tem hoje 4 segmentos de contas correntes: Global, para renda mensal até R$ 1.000,00; Global Class, de R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00; Gold Class, de R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00 e Premier, para renda superior a R$ 5 mil, com investimentos de R$ 50 mil no banco, ou superior a R$ 8 mil.

Emilson Alonso fala sobre o investimento contínuo em tecnologia e treinamentos, na busca da perfeição. “Em implantação global, logo o HSBC vai dispor dos benefícios do CRM Customer Relationship Management. Por meio dessa amoderna ferramenta de informática, o Banco vai conhecer com precisão as necessidades financeiras de seus clientes, podendo, assim, oferecer produtos adequados no momento certo. Com relação aos seguros de veículos, por exemplo, o vice-presidente destaca que “estamos com um nível muito baixo de reclamações, porque estamos proporcionando realmente um atendimento de 1.ª linha, com oficinas certificadas 4 A”.Com relação aos caixas automáticos, 4.800 já implantados pelo Banco, “estão sendo interligadas à Rede 24 Horas. A Rede, hoje em cerca de 250 cidades, vai passar de 600, na associação com o HSBC” diz.

984 agências em todo o País

O HSBC teve um lucro líquido de R$ 34,9 milhões em 97, R$ 190,5 milhões em 98, R$ 240 milhões em 99 e R$ 205 milhões em 2000, com uma carteira de crédito que foi de R$ 1.994 milhão em 97, R$ 2.461 milhões em 98, R$ 3.503 milhões em 99 e R$ 5.808 milhões em 2000. No Brasil, o HSBC tem 984 agências e 589 postos de atendimento em 604 municípios em todos os Estados e ativos totais de R$ 22.8 bilhões em 31 de dezembro de 2001. O HSBC Bank Brasil faz parte do Grupo HSBC, que é administrado pelo HSBC Holdings plc, baseado em Londres, com mais de 7 mil agências em 81 países e territórios e ativos totais de US$ 694 bilhões.

Dos 21 mil funcionários brasileiros, 7 mil estão no Paraná, onde é o 3.º maior empregador. Em 2001, do total de investimentos realizados no país, da ordem de R$ 131.518.000, 19% foram no Paraná. Do total da folha de salários, R$ 1.009.554, em 2001, 29% foram para os paranaenses. No período de 1997 a 2001, o HSBC pagou R$ 271.978,30 em tributos estaduais (IPVA) e R$ 43.914.844,09 em impostos municipais (ISS, IPTU e alvará).

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