Horário de verão começa domingo

São Paulo – O horário de verão deste ano começa em 19 de outubro, próximo domingo, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O término está marcado para a meia-noite de 14 de fevereiro de 2004. A medida será adotada nas regiões sul, sudeste e parte do centro-oeste. Neste ano, os Estados de Mato Grosso, Bahia e Tocantins não terão horário de verão. Nas regiões centro-oeste e sudeste, a previsão de redução do consumo no horário de ponta é de 1.690 MW (5% do consumo nestas localidades), o equivalente ao gasto de energia no mesmo período das regiões metropolitanas de Curitiba e de Londrina (PR).

No sul, a queda do consumo no horário de ponta estimada é de 560 MW, cerca de 6% do consumo nestes estados e o suficiente para atender a cidade de Porto Alegre (RS), no horário de ponta. Nos estados afetados pelo horário de verão, a economia de energia em todo o período será de 0,5%.

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, justificou a adoção do horário de verão como uma medida necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico, eliminando riscos de sobrecarga, além de redução da geração térmica (em particular nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). “O horário de verão é adotado para melhorar a confiabilidade da operação do sistema elétrico em condições normais e assegurar que não teremos corte de carga”, afirmou a ministra Dilma.

Os estados da Bahia, Tocantins e Mato Grosso não serão atingidos pelo horário de verão porque a medida não resultaria em ganhos de confiabilidade para a operação do sistema elétrico em condições normais e de emergência. Nesses estados, segundo estudos feitos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), haverá condições de operar o sistema com segurança sem a adoção do horário de verão.

O início do horário de verão ocasionará mudanças no expediente bancário de algumas localidades. Nos estados abrangidos pela medida – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal – onde os relógios deverão ser adiantados em 60 minutos, o horário de atendimento segue inalterado.

Para evitar atrasos e retenção de documentos nas agências, o expediente nas praças que não adotam o horário de verão deverá ser antecipado em uma hora.

A Bolsa de Valores de São Paulo também terá alteração no horário de funcionamento. A partir de 20 de outubro, o sistema eletrônico terá sessão contínua das 11h às 18h. Já o pregão viva voz passa a operar das 11h às 17h45, com intervalo entre 13h30 e 14h30. Com a alteração, o After Market – negociação exclusiva do sistema eletrônico – iniciará as operações às 18h30 e as encerrará às 19h30.

Voltar ao topo