Hackers desviam dinheiro pela internet

São Paulo ( AG) – Hackers estão usando pagamentos de água, luz, telefone e, principalmente, de Departamentos de Trânsito (Detran) debitados diretamente em conta corrente via internet para desviar dinheiro de contas bancárias. O perito em fraudes digitais Walter Hannemann, da CiaShop, afirma que diversas quadrilhas de crimes eletrônicos estão atuando da mesma forma. Elas são integradas por falsos contadores e despachantes, que pegam o dinheiro para o pagamento de água, luz e telefone e serviços de Detran de clientes, embolsam a quantia e debitam o pagamento, pela internet, na conta de outra pessoa.

“Até que a polícia consiga rastrear as contas, a quadrilha já está atuando em outra cidade”, afirma Hannemann.

O princípio do golpe é sempre o mesmo, explica o perito. O hacker manda um e-mail (spam) ou monta uma página falsa de internet com um programa espião. Quando o internauta acessa a página ou abre o e-mail, o programa se instala no computador e passa a vigiar suas ações. Assim que uma operação bancária começa, o programa envia as informações, como número da conta e senha, para o hacker. Com as informações nas mãos ele parte então para aplicar o golpe.

O Banco Real é um dos que têm modernos sistemas de segurança e, recentemente, ainda firmou uma parceria com a Symantec, empresa americana de segurança, para permitir que seus clientes verifiquem on-line e gratuitamente a existência de vírus em suas máquinas. Constantemente, ele também realiza campanhas educativas sobre a prevenção de quaisquer tipos de tentativas de fraudes. Mas, de acordo com Hannemann, os hackers sempre dão um jeito de atacar. Para desmantelar essas quadrilhas, ele afirma que é preciso agir rapidamente.

“Os bancos normalmente reembolsam os clientes que sofreram o golpe, que podem se sentir seguros novamente. O importante é a empresa imediatamente rastrear o endereço, pelo computador do cliente, para onde foram mandadas as informações. E avisar a polícia”, diz o perito.

Voltar ao topo