Há vagas para quem não tem especialização

Nas unidades da Agência do Trabalhador no Paraná, que são ligadas ao Sistema Nacional do Emprego (Sine), podem ser encontradas oportunidades de trabalho mesmo para quem não tem experiência profissional e sem exigência de escolaridade mínima.

Recentemente, a Agência de Londrina ofereceu quatro vagas sem qualquer exigência de formação e qualificação para panfleteiro. Na manhã de ontem, ainda era disponibilizada uma vaga do tipo para marceneiro.

Em Curitiba, também no dia de ontem, não eram exigidas experiência nem escolaridade em uma vaga para açougueiro, uma para atendente de balcão, duas para auxiliar de linha de produção, uma para balconista de açougue e cinco para servente de obras.

“Em Curitiba, a Agência do Trabalhador oferece cerca de 5 mil vagas por mês. Destas, cerca de 20% não exigem experiência e cerca de 10% não exigem escolaridade mínima. Também existem muitas vagas que exigem experiência que são negociáveis. A pessoa pode, por exemplo, ter experiência como auxiliar de escritório, mas ter conhecimentos e ser aceita para uma vaga de auxiliar administrativo”, diz o gerente da Agência da capital, Rafael dos Santos.

Segundo Rafael, as vagas que não pedem experiência e escolaridade podem facilitar a entrada de algumas pessoas no mercado de trabalho. Podem ser encaradas, por exemplo, como uma oportunidade para jovens conseguirem o primeiro emprego, pessoas que estão há muito tempo paradas voltarem a trabalhar e trabalhadores insatisfeitos mudarem de área de serviço.

Em Londrina, a gerente do Sine local, Dóris Andrade da Cruz, diz que as vagas que não exigem qualificação também são motivo de preocupação. Isto porque existem projetos do governo Federal, como por exemplo o “Pró-Jovem Urbano”, que visam a qualificação profissional paralela à escolarização. “O sistema público de emprego quer que as pessoas tenham pelo menos até a oitava série do ensino fundamental concluída”, afirma.

As vagas disponibilizadas pela Agência do Trabalhador em todo estado podem ser consultadas através do site www.sine.pr.gov.br. Em Londrina, os interessados devem procurar a Agência na rua Guaporé, 272, ou no Terminal Urbano de Transporte Coletivo, com a carteira de trabalho e documentos pessoais.

Na capital, a Agência fica na rua Pedro Ivo, 744, sendo que também existem seis postos de atendimento em ruas da cidadania e um no prédio da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), na avenida das Torres.

Se você tiver críticas ou sugestões escreva para emprego@oestadodoparana.com.br.