Há lastro para adotar medidas de estímulo, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o governo tem “lastro” para anunciar novas medidas de estímulo à economia brasileira, ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos.

No entanto, após ser questionado sobre a possibilidade de mudanças nos compulsórios bancários ou redução de tributos, disse que não iria citar medidas específicas. “Vocês mesmos falam na imprensa todo dia. Várias daquelas medidas podem ser tomadas e nós estaremos tomando”, disse.

“O Brasil tem muita política para fazer, tem muito lastro para fazer. Essa é a nossa diferença. E usando instrumentos que nós temos, podemos assegurar que a economia vai crescer neste ano mais que no ano passado”, afirmou.

Mantega disse ainda que o dólar não é motivo de preocupação do governo, pois a alta da moeda estrangeira está ajudando a indústria brasileira – um dos setores que mais sofrem com os efeitos da crise internacional. “O dólar vai beneficiar a indústria brasileira. Portanto, não é motivo de preocupação”, afirmou. O ministro também não quis associar o comportamento da moeda norte-americana à alta recente da inflação, ao afirmar que os preços subiram por conta de outros itens.