Guido Mantega avalia que alta de preços é ‘sazonal’

O ministro da Fazenda Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (30) que a alta do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) em agosto, divulgada ontem (29), foi "sazonal". Segundo ele, alguns produtos agropecuários estão em entressafra e é normal que haja uma alta dos preços. Para Mantega, essa elevação nos preços dos produtos alimentícios é compensada com uma redução dos preços administrados. "Não vejo repique inflacionário. O IGP-M subiu um pouco circunstancialmente", argumentou. Conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a inflação medida pelo IGP-M subiu 0,98% em agosto ante aumento de 0,28% em julho.

Segundo o ministro, o avanço do indicador ainda está dentro das previsões do mercado, que projeta uma inflação para este ano de 3,7% a 3,8%. "A inflação tem essas oscilações normais. A projeção é que volte para um patamar mais baixo", disse Mantega.

O ministro destacou que as projeções de inflação para 2007 ainda estão muito longe do centro da meta, que é de 4,5%. "Todo o ano tem entressafra e alguns meses oscilam mais ou menos. São fatores sazonais. Até o momento, não preocupa", completou. Mantega disse ainda que não há a "mais remota possibilidade de o governo precisar utilizar a banda superior da meta de inflação. "Com certeza vai ficar abaixo de 4,5%" afirmou. Ele destacou também que o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor), que saiu na terça-feira, ficou abaixo das previsões de mercados.

Voltar ao topo