O ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu nesta quinta-feira, 7, que os militares irão para a reforma da Previdência junto com os demais trabalhadores brasileiros, mas ressaltou que o governo precisa garantir, junto ao Congresso, uma sincronia na aprovação dessas medidas, para que ambas as categorias tenham seus regimes de Previdência alterados ao mesmo tempo.

continua após a publicidade

“A legislação que trata da previdência dos militares é diferente e não está na Constituição. Os militares vão conosco na reforma, mas não na Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Temos que garantir a sincronização para que o Congresso não aprove uma e deixe de aprovar outra”, disse o ministro após deixar um café da manhã com investidores, em um hotel em Brasília.

continua após a publicidade

Guedes lembrou que os militares não têm uma série de direitos trabalhistas garantidos a outros trabalhadores e apontou que a categoria já teria cedido bastante nos últimos anos. “Os militares são patriotas e alegam, com razão, que foram deixados para trás”, completou.

continua após a publicidade

O ministro reforçou ainda que a proposta da reforma da Previdência será enviada ao Congresso em uma nova PEC, já que propõe mudanças mais abrangentes do que a reforma proposta pelo governo Michel Temer. “Por isso, não iremos propor apenas uma emenda aglutinativa”, explicou.

Confiança

Questionado se essa estratégia não demandaria mais tempo para aprovação da reforma, o ministro voltou a dizer que tem confiança na condução do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que esta semana garantiu que usará os prazos previstos no regimento da Casa. “Estamos confiantes de que a reforma será aprovada por várias razões. Temos o apoio dos prefeitos e governadores”, disse.

Sistema insustentável

Guedes voltou a dizer que o atual sistema de previdência é insustentável financeiramente e perverso ao transferir a renda dos mais pobres para uma camada privilegiada da população.

“Toda vez que se fala em reforma, corporações privilegiadas que englobam de cinco a sete milhões de pessoas tentam impedi-la”, disse Guedes, novamente se referindo a algumas categorias de servidores públicos que recebem altas aposentadorias. “Na reforma, pagará mais quem ganhar mais. Estamos reduzindo os privilégios. Os políticos vão se aposentar igualzinho aos outros trabalhadores.”

O ministro repetiu ainda que o atual sistema, ao fazer com que os jovens paguem pelas aposentadorias dos mais velhos, não se sustenta. Por isso, ele defendeu uma transição para o regime de capitalização. “O atual sistema é moralmente injusto e economicamente ineficiente. Já o sistema de capitalização vai acelerar o crescimento da economia e democratizar a formação de poupança no País”, afirmou.

Guedes reforçou que a proposta definitiva será a que o presidente Jair Bolsonaro definir, assim que retornar a Brasília. “O presidente está se recuperando e ele é quem baterá o martelo. Ele é que decidirá o que é bom e o que não é bom na proposta”, disse.