Grupo português de turismo está interessado na Varig

O grupo português de turismo Pestana informou ontem que está interessado na compra de 20% da Varig, companhia aérea que atravessa uma grave crise financeira.

?O Grupo Pestana confirma o interesse em comprar 20% da empresa aérea brasileira com direito à gestão do negócio?, informou a companhia portuguesa em comunicado.

A proposta de compra foi feita por meio da Euro Atlantic, empresa de aviação do grupo, e foi encaminhada às autoridades brasileiras e à própria companhia aérea, ?mas ainda não houve uma resposta definitiva?. O comunicado destacou que o grupo Pestana tem ?excelentes relações? com a Varig devido aos negócios desenvolvidos no setor de aviação no Brasil.

A Varig está imersa em uma séria crise financeira e está às margens da falência há mais de dois anos.

A empresa, criada há 76 anos, acumula dívidas de 1,8 bilhão de dólares, em sua maior parte, com empresas públicas, o que levou o governo brasileiro a buscar fórmulas para salvá-la sem que isso implique em prejuízo de dinheiro público.

A Varig é controlada pela Fundação Ruben Berta, que tem 87% das ações ordinárias da companhia, enquanto o resto está nas mãos de sócios minoritários.

O Grupo Pestana tem 33 hotéis na Europa, América e África, e seis em cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Salvador, Natal e Curitiba.

Voltar ao topo