Grupo francês LVMH compra italiana Bulgari por US$ 6 bi

A empresa gigante da moda francesa, a LVMH – Moët Henessy Louis Vuitton está adicionando mais uma joia na sua coroa: a italiana Bulgari. Essa união inesperada provocou muito alvoroço na já frenética Paris Fashion Week. E coloca a LVMH, dirigida pelo homem mais rico da França numa posição ainda melhor para atrair novos consumidores ricos de países como China e Rússia, que querem marcas clássicas, como as bolsas de couro Luis Vuitton e as joias incrustadas de diamantes e esmeraldas da Bulgari.

A LVMH, empresa com sede em Paris, detentora de marcas de luxo como Christian Dior, champanhe Dom Perignon e perfumes Guerlain, anunciou na segunda-feira o acordo de compra da italiana Bulgari SpA, por US$ 6 bilhões em dinheiro e ações.

O diretor administrativo da empresa, Antonio Belloni, disse que essa foi a maior aquisição da companhia em mais de 20 anos de história de compras de marcas de luxo, de Kenzo a Givenchy e Marc Jacobs. A LVMH e a Bulgari apresentaram o acordo como uma maneira de se aumentar rapidamente os negócios com joias e relógios, atingir uma massa crítica e acelerar seu crescimento em mercados emergentes.

“Estamos adicionando aos nossos mercados já consolidados outros novos que se mostram cada vez mais promissores, como a Rússia, China, Oriente Médio, Brasil e Índia”, disse o diretor executivo da Bulgari, Francesco Trapani, que terá um assento na diretoria da LVMH, além de dirigir a divisão de joias e relógios da empresa, que inclui marcas como De Beers, Chaumet e Hublot.

“Para ser honesto, a LVMH é a sócia perfeita”, disse Trapani, para quem os dois ingredientes vitais do acordo são o know-how e a atenção aos detalhes da parte da LVMH, como também a sua escala, com uma estrutura de administração de qualidade global. Observadores do setor aplaudiram o acordo, dizendo que a gigante francesa precisava preencher um vazio no seu portfólio de marcas de luxo.

A família fundadora da Bulgari vai se tornar a segunda maior acionista na LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault. Com Arnault, a LVMH, companhia criada em 1987, cresceu, valendo hoje 20 bilhões de euros (cerca de US$ 27,9 bilhões), com a aquisição de um portfólio impressionante de marcas de luxo que abrange a do vinho Chateau d’Yquem e o relógio Tag Heuer. As receitas aumentaram com o aumento da demanda em países emergentes como a China.

Essa última aquisição de Arnault traz para a LVMH a legendaria joalheria romana preferida por estrelas de Hollywood como Elizabeth Taylor, cuja coleção incluir um broche de esmeralda de 18 quilates cercado de diamantes – a única joia usada por ela no seu casamento com Richard Burton. A Bulgari também desenhou o colar de ouro, esmeralda, rubis e safiras usados por Keira Knightley na entrega do Oscar em 2006.

O anúncio de compra da Bulgari foi feito no meio da Paris Fashion Week, onde algumas empresas do grupo estão mostrando suas coleções para o outono 2011. A demanda por produtos de luxo tem se recuperado vigorosamente em relação ao ano passado, especialmente em mercados que vêm crescendo rapidamente na Ásia, o que ajudou a LVMH a contabilizar um aumento de 73% no seu lucro líquido, para 3 bilhões de euros (US$4,19 bilhões). As informações são da Associated Press.

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