Greve prejudicou fiscalização em 2012, diz Receita

A greve dos servidores da Receita Federal prejudicou o processo de fiscalização das empresas e de pessoas físicas no ano passado. Com a paralisação, os auditores iniciaram muitos processos de fiscalização, mas não concluíram o trabalho. O subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Caio Marcos Cândido, não quis informar qual o montante de processos que não foram concluídos. Ele admitiu, no entanto, que o volume de autuações poderia ter sido maior se não tivesse ocorrido o movimento dos auditores. Ele preferiu chamar a paralisação de operação de crédito zero.

Para o subsecretário, não haverá prejuízo para a fiscalização porque essas operações de fiscalização serão concluídas este ano com trabalho redobrado dos fiscais. Eles terão que concluir o trabalho de 2012 e fazer o programado para este ano

A Receita tem um procedimento de fiscalização que faz a seleção das empresas e pessoas físicas que são fiscalizadas um ano antes. “Não há prejuízo. Há postergação do lançamento do crédito”, disse. Ele disse que a Receita vai melhorar a gestão para permitir esse trabalho dobrado. A aposentadoria de muitos servidores também prejudicou a fiscalização.