A greve dos bancários entrou hoje em seu 14.º dia. Ontem, o dia teve aumento nas adesões e redução cada vez maior nos serviços prestados. Houve agências em que o limite de saques foi reduzido para que não faltassem cédulas nos caixas automáticos.

continua após a publicidade

Além disso, em alguns estabelecimentos, depósitos também não foram recolhidos. Ontem, ainda, no início da noite, foi realizada uma reunião em São Paulo entre representantes dos funcionários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que não havia terminado até o fechamento desta edição. Mas a continuidade ou fim da greve depende de assembleias a serem feitas em todo o País.

Em Curitiba, as agências afetadas pela greve passaram de 279 para 285, ontem. Em compensação, um dos sete centros administrativos que estavam parados da Caixa Econômica Federal, no caso voltou a funcionar.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região estima que 13,7 mil trabalhadores estejam de braços cruzados. Itaú (68 agências), Banco do Brasil (67) e Caixa (51) são os bancos com o maior número de agências sem atendimento.

continua após a publicidade

Já no Paraná, são pelo menos 573 agências fechadas, com cerca de 17,6 mil bancários em greve. Mas o número leva em conta apenas os 10 sindicatos regionais ligados à Federação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Paraná (Fetec-PR).

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Paraná (Feeb-PR), que engloba outros 10 sindicatos de bancários, não detalha os números de agências fechadas e funcionários parados.

continua após a publicidade