Paralisação

Greve de 24 horas, amanhã, em Curitiba e Região Metropolitana

Os bancários de Curitiba e região metropolitana vão parar por 24 horas amanhã, dia 30. A decisão foi adotada durante assembléia realizada pelo Sindicato da categoria na última sexta-feira. O objetivo da paralisação é pressionar a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a melhorar a proposta – de reajuste de 7,5% – recusada pela categoria. Ao todo, são 18 mil bancários na Grande Curitiba.

Para o presidente do sindicato, Otávio Dias, a proposta da Fenaban está muito aquém do esperado pela categoria. “Como a proposta não satisfez os bancários, faremos a paralisação amanhã. Depois disso, acontecerão outras grandes mobilizações durante a semana, nos bairros de Curitiba e região metropolitana”, diz.

Os bancários querem mais segurança para funcionários e clientes das agências, aumento das contratações, reajuste salarial de 13,23%, participação nos lucros e resultados das empresas, fim das metas abusivas e do assédio moral, criação de planos de cargos e salários e melhores condições de trabalho.

De acordo com Dias, além de não aceitar as propostas feitas pela categoria, a Febraban pretende acabar com outros benefícios dos bancários. “Os banqueiros pretendem, ainda, reduzir direitos já adquiridos pela categoria como auxílio creche, estabilidade pré-aposentadoria e vale transporte”, ressalta.

A conscientização e colaboração da população é fundamental. “É importante também que as pessoas se preparem, e não deixem pagamentos e outras questões bancárias que só possam ser tratadas em cima da hora”, ressalta.

A campanha começou no dia 14 de agosto, com a entrega da minuta de reivindicações.