A Grécia não está pedindo qualquer tipo de ajuda financeira à União Europeia, mas quer medidas institucionais para reduzir a especulação dos mercados financeiros e ter acesso a empréstimos mais baratos no mercado. A informação foi dada hoje pelo primeiro-ministro grego, George Papandreou, em entrevista após encontro com o premiê húngaro, Gordon Bajnai.

continua após a publicidade

“Temos dito que não estamos pedindo dinheiro, mas precisamos de algum tipo de instrumento para intervir e garantir que possamos tomar recursos emprestados com taxas semelhantes às de outros países da zona do euro, que não sejam tão caras para a Grécia”, afirmou.

As alternativas para limitar a especulação no mercado financeiro foram o principal assunto da reunião de ministros da zona do euro (que reúne os países que adotam o euro como moeda) realizada ontem, afirmou Papandreou. Segundo ele, a Grécia tomou todas as medidas necessárias e a União Europeia deveria também adotar medidas para fortalecer a política econômica.

Na visão de Papandreou, o estabelecimento de uma rede de segurança econômica, tal como o Fundo Monetário Europeu, pode ser necessário. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade