Grécia continuará negociação sobre dívida amanhã

As negociações entre a Grécia e os credores privados para reduzir à metade a dívida do país detida pelo setor continuará neste sábado, de acordo com uma fonte do governo grego. “Continuaremos amanhã. Houve bastante progresso em relação a questões técnicas”, acrescentou.

Mais cedo, o ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, havia dito que as negociações estavam “a um passo” da conclusão. O objetivo é fechar um acordo antes da reunião de cúpula da União Europeia, que acontecerá na segunda-feira, em Bruxelas.

Em outubro, os credores privados da Grécia – representados pelo Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) – aceitaram perdoar voluntariamente parte da dívida grega depois de as nações europeias oferecerem como contrapartida um total de 130 bilhões de euros em novos empréstimos ao país.

A Grécia está negociando com os governos europeus e com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os termos desse financiamento e espera acertar os detalhes até a semana que vem. “Temos muito trabalho a fazer. Temos negociações em andamento para o novo programa de empréstimos”, disse a fonte. As informações são da Dow Jones. (