O governo da Grécia apresentou hoje ao parlamento do país um projeto de lei para implementação do plano de socorro de 110 bilhões de euros, elaborado pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele será acompanhado por medidas de reforma e austeridade. Ontem, uma primeira parte do projeto, que será discutido no parlamento hoje, contendo os planos de austeridade havia sido apresentado ao parlamento grego.

continua após a publicidade

“O Ministério de Finanças apresentou hoje ao parlamento uma legislação prévia sobre as medidas de política relacionadas à ativação do mecanismo de suporte para a economia grega dos Estados membros da zona do euro e do FMI”, disse o ministério em um comunicado. “A legislação prévia, que deverá ser votada na quinta-feira em um processo acelerado, adota o programa econômico e financeiro de três anos desenvolvido pelo governo grego junto com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o FMI.”

O pacote de medidas de austeridade inclui um aumento de dois pontos porcentuais no imposto sobre valor agregado, para 23%, bem como aumento nos impostos sobre combustível, tabaco e álcool. Outras medidas envolvem cortes nos salários do setor público e reduções nas pensões dos setores público e privado. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade