O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (12) que governo vai assegurar mais recursos para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa ampliar em 2008 a oferta de empréstimos na sua carteira e, com isso, aumentar os seus investimentos no Brasil. "Nós estamos providenciando mais recursos", disse Mantega, que preferiu, no entanto, não mencionar valores.

continua após a publicidade

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, reuniu-se hoje com o ministro Mantega. Após o encontro, Coutinho declarou que o orçamento do BNDES em 2008 deve ser aprovado esta semana, em torno de R$ 80 bilhões.

O ministro da Fazenda disse que os investimentos no País estão num momento muito favorável. "O investimento é um dos dinamizadores da economia. Temos que manter o BNDES com essa corda toda", afirmou o ministro. Mantega não detalhou se o aumento da carteira de crédito do banco será feito com o uso de dividendos que o BNDES teria de repassar para o Tesouro Nacional ou a venda de ações da carteira da instituição.

continua após a publicidade