O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (12) que governo vai assegurar mais recursos para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa ampliar em 2008 a oferta de empréstimos na sua carteira e, com isso, aumentar os seus investimentos no Brasil. "Nós estamos providenciando mais recursos", disse Mantega, que preferiu, no entanto, não mencionar valores.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, reuniu-se hoje com o ministro Mantega. Após o encontro, Coutinho declarou que o orçamento do BNDES em 2008 deve ser aprovado esta semana, em torno de R$ 80 bilhões.

O ministro da Fazenda disse que os investimentos no País estão num momento muito favorável. "O investimento é um dos dinamizadores da economia. Temos que manter o BNDES com essa corda toda", afirmou o ministro. Mantega não detalhou se o aumento da carteira de crédito do banco será feito com o uso de dividendos que o BNDES teria de repassar para o Tesouro Nacional ou a venda de ações da carteira da instituição.