O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Junior, disse nesta sexta-feira, 22, que o governo trabalha firmemente para realizar a privatização da Eletrobras neste ano. Segundo ele, nenhum modelo foi descartado.

continua após a publicidade

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) nesta semana, enquanto o Ministério de Minas e Energia defende a capitalização da empresa e a pulverização de seu controle, o Ministério da Economia estuda a transferência das controladas Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul para a subsidiária Eletropar, que seria capitalizada ou venderia cada empresa individualmente.

continua após a publicidade

O secretário disse que o governo está em vias de contratar análises e estudos para realizar a privatização da companhia. “Temos absoluta confiança de que há condições de seguir todas as etapas do cronograma necessário”, disse.

continua após a publicidade

As receitas oriundas da mudança do regime de exploração da energia das hidrelétricas da Eletrobras, de cotas (operação e manutenção) para produção independente (preços livres), de R$ 12,2 bilhões, foram retiradas hoje do Orçamento.

Segundo o secretário, esse número é uma estimativa e os recursos podem até ser maiores.

Ainda de acordo com o secretário, essa receita pode voltar ao Orçamento já na próxima revisão do relatório de receitas e despesas.