Governo tenta ação diplomática contra embargo da União Européia

Já dura cerca de duas horas a reunião do secretário de Defesa, Inácio Kroetz, do Ministério da Agricultura, com representantes da cadeia produtiva da carne bovina, em Brasília. No início da tarde, chegou ao encontro o diretor do Departamento de Economia, Carlos Cozender, do Itamaraty, que não quis dar detalhes sobre o motivo de sua presença no Ministério da Agricultura.

De acordo com o superintendente-executivo, Luiz Becker Karst, da Secretaria de Agricultura de Goiás, que participa do encontro, Cozender foi chamado a participar das discussões para tentar definir uma estratégia diplomática em relação ao embargo da União Européia (UE) à carne bovina brasileira.

Karst fez duras críticas à posição dos europeus e também com relação ao governo brasileiro sobre a questão. "É uma desmoralização. Mostra que o Brasil não deixou de ser uma colônia de exploração dos europeus". "Essa questão é política, de soberania nacional, e não tem nada a ver com a qualidade da carne brasileira", disse.

Ainda de acordo com ele, o clima no encontro é de indignação, já que o governo delegou aos Estados o trabalho de auditoria das propriedades rurais, que foram depois desqualificadas pela UE.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, continua em cerimônia oficial de recepção ao presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, no Palácio do Planalto. De acordo com a assessoria de Stephanes, não é possível afirmar se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já conversou com o ministro sobre o embargo europeu.

Voltar ao topo