Governo oficializará até 6.ª-feira taxa retorno do TAV

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse nesta terça-feira que o governo oficializará até sexta-feira, 28, a nova Taxa Interna de Retorno (TIR) para o Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala. Atualmente, a TIR está em 6,32%, mas a avaliação da administração federal é que precisa ser elevada depois que a taxa interna das rodovias foi fixada em 7,2%.

De acordo com Figueiredo, haverá uma gradação segundo a qual as rodovias terão a TIR mais baixa, seguida pelas novas ferrovias a serem concedidas e, na sequência, o TAV. Conforme ele, as alterações no edital do TAV atingirão, basicamente, a TIR e o valor da outorga. A tarifa-teto não deverá passar por alterações.

Se as alterações forem publicadas até sexta-feira, o Poder Executivo conseguirá manter o cronograma para o leilão do trem-bala, que prevê entrega de propostas em 13 de agosto e abertura dos envelopes em 19 de setembro. Figueiredo esteve nesta terça-feira no Tribunal de Contas da União (TCU), em evento que comemorou os 20 anos da Lei de Licitações.