Governo lança portal e software livre

O governador Roberto Requião lançará, na próxima terça-feira, o novo portal do governo. O evento será no Canal da Música, em seguida à abertura do Projeto Software Livre Paraná.

O portal do governo tem a média de 16 milhões de acesso/mês. Técnicos da Celepar (Companhia de Informática do Paraná) destacam que são três grandes diferenciais do Novo Portal do Governo: o uso do software livre no sistema do governo, tornar a navegação mais transparente e dar prioridade aos serviços oferecidos aos cidadãos.

A equipe que desenvolveu o novo portal recebeu quase 200 avaliações sobre o conteúdo, desempenho e qualidade de navegação. A opinião de mais de 90% dos usuários é que o novo formato é excelente. Avaliar o governo eletrônico do ponto de vista do usuário é uma novidade, principalmente porque o novo portal foi construído com softwares livres.

Uma das sugestões recebidas de um usuário acabou por inspirar o nome do portal: “Paranavegar”, nome que também se estende aos Telecentros, que são instalados em locais públicos de acesso à internet. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, apenas 8% da população do Paraná têm acesso à internet. “O problema são os 92% dos paranaenses excluídos deste meio de comunicação essencial para a vida moderna. O “Paranavegar” é o esforço do governo do Estado de inclusão digital para as cidades notadamente mais pobres”, diz o Secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira de Almeida.

Voltar ao topo