Governo investe no estímulo à previdência privada

Os fundos de previdência privada respondem hoje a 16% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Isso representa um patrimônio de R$ 250 bilhões, vinculados a 360 entidades. Cerca de 2,3 milhões de pessoas estão vinculadas a algum fundo de previdência privada – 1,7 milhão são ativos e 550 mil aposentados. Mas o governo acredita que esse potencial pode dobrar.

O secretário de Previdência Complementar, do Ministério da Previdência Social, Adacir Reis, disse ontem, em Curitiba, que o País tem potencial para atingir 8 milhões de participantes. Com isso, a meta é atingir 25% do PIB.

Segundo Adacir Reis, depois da regulamentação da Lei Complementar 109/2001, que dispõe sobre a previdência privada no Brasil, já foram aprovados 11 novos planos de previdência complementar, e outros estão em fase de aprovação. Agora, diz o secretário, inicia uma segunda etapa, com a realização de encontros reunindo representantes de entidades de classe – como sindicatos, associações e federações – para repassar a visão sobre as alternativas de planos e benefícios, assim como as vantagens da poupança nacional de longo prazo, formada por meio dos fundos de pensão.

Voltar ao topo