Governo define ações para garantir segurança do atendimento de energia

O Ministério de Minas e Energia informou que definiu as ações para garantir segurança do atendimento de energia no Natal e no Ano Novo. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, teve reunião fechada na tarde de hoje, com dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do Sistema Eletrobras para tratar do assunto.

Durante o encontro, segundo o governo, foram designadas equipes com dedicação integral na manutenção, acompanhamento e gerenciamento de eventos para garantir a continuidade dos processos de suprimento de energia elétrica durante as datas. Além disso, foram estabelecidas escalas de plantão em todas as geradoras, transmissoras e distribuidoras do Sistema Elétrico Nacional. “Na reunião, também foi definida a diretriz de se manter disponível e em operação normal todos os equipamentos das usinas, assim como de subestações e linhas de transmissão e distribuição”, informou o ministério.

De acordo com o governo, trata-se de um “ato de prudência e responsabilidade”, que é feito a cada ano. Reuniões semelhantes são feitas a cada grande evento, como ocorreu no primeiro e segundo turno das eleições e no Carnaval, além da Copa do Mundo. “As ações contemplam todas as localidades abrangidas pelo Sistema Elétrico Nacional. Também serão adotadas ações preventivas para o atendimento regionalizado e critérios de segurança diferenciados para as festividades, em especial nas áreas de grande concentração de turistas durante o Réveillon, como na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro”, informou o MME.

Segundo o governo, o período em que as medidas preventivas serão colocadas em prática, para o Natal, vai das 12h do dia 24/12, até as 18h do dia 25/12. No Réveillon, o regime de operação especial estará em vigor das 12h do dia 31/12 até as 12h do dia 02/01/2015.

Voltar ao topo