Governo consulta sobre novas regras para o GLP

Brasília – O governo deve colocar em consulta pública na próxima semana a proposta com as novas regras de distribuição e revenda de gás de cozinha (GLP, gás liquefeito de petróleo). A informação foi dada ontem pela secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, aos dirigentes da Associação Nacional dos Distribuidores de GLP (Angás).

Segundo o presidente da entidade, Demétrio Augusto Zacharias, a Angás foi ao governo dar o apoio às mudanças das regras para que haja maior competição no setor. A principal reivindicação da Angás é acabar com as marcas nos botijões para que qualquer empresa possa encher os vasilhames que receber do consumidor. Isso reduziria as despesas com fretes, pois diminuiria as viagens para a destroca de botijões, e poderia provocar queda de até 6% no preço ao consumidor, segundo Zacharias.

O diretor-jurídico da Angás, Jarbas Andrade Machione, disse que o atual sistema permite que as grandes distribuidoras “desapareçam” com os botijões das pequenas empresas, reduzindo o mercado dessa concorrência. “Apenas 20% dos botijões são trocados”, afirmou. A Angás, que reúne seis pequenas distribuidoras, detém apenas 4% do mercado, enquanto o Sindigás, com também seis afiliadas, domina 96% do mercado, segundo Machione.

Ele disse que já há um selo aprovado pelo Corpo de Bombeiros que permite identificar o último engarrafador do botijão. As duas portarias que mudarão as regras da distribuição e revenda de gás liquefeito de petróleo serão divulgadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e deverão ficar dois meses em consulta pública, antes de a versão final ser publicada oficialmente.

Voltar ao topo