Carne fraca

Governo confirma volta das importações da carne brasileira pela China, Egito e Chile

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou que a China irá retomar a importação das carnes brasileiras, que eram alvo de embargo desde a última segunda (20) devido às fraudes no setor descobertas pela Operação Carne Fraca, conforme antecipado pelo Estado.

O ministério informou em nota assinada pelo ministro Blairo Maggi, que a reabertura ao mercado brasileiro é um atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e da vitória da capacidade exportadora do País. “A China nunca fechou o mercado aos nossos produtos, mas apenas tomou medidas preventivas para que tivéssemos a oportunidade de oferecer todas as explicações necessárias e garantir a qualidade da nossa inspeção sanitária”, disse.

Também neste sábado, o ministro da Agricultura do Egito anunciou a retomada da importação de carne brasileira, mas ressaltou que os carregamentos de navios estarão sujeitos a inspeção tanto na saída quanto na chegada do país. Outro país a liberar a entrada dos alimentos hoje foi o Chile, que manteve a restrição apenas aos 21 frigoríficos investigados pela PF.

Segue a breve entrevista de Maggi, concedida com exclusividade ao Estado.

Estado – Ministro, a China reabriu para o Brasil com restrições?

Maggi – A única restrição que vamos ter lá é o SIF 530 (planta da JBS na Lapa, Paraná). E também algumas cargas que foram assinadas por essas pessoas que estão sendo investigadas. São sete fiscais que têm problema, e todas as cargas que eles assinaram estão suspensas. O resto está liberado.

Estado – Chegamos a um ponto de inflexão?

Maggi – Chegamos. Aquela era uma batalha bem importante. Acho que Hong Kong, como é um entreposto, tem muito mercado com China. Se China nos liberou, não tem porque eles nos manterem (suspensos) lá. Foi importante todo o trabalho que foi feito esta semana.

Estado – E agora?

Maggi – Respiro aliviado. Vamos atrás dos mercados que ainda não retomaram. Vamos dar uma atenção especial a todos eles.