O Ministério da Agricultura convocou reuniões com representantes da indústria de carne bovina e das companhias farmacêuticas de produtos veterinários, em Brasília, após os Estados Unidos (EUA) rejeitarem um carregamento de carne processada de uma unidade do frigorífico JBS de Barretos (SP). O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Francisco Jardim, afirmou que uma carga da companhia foi refugada após o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar norte-americano detectar níveis do vermífugo ivermectina acima do permitido.

continua após a publicidade

“O (Antonio Jorge) Camardelli, (presidente) da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) está vindo para uma reunião comigo hoje (17) e, na sexta-feira, teremos um encontro com as farmacêuticas”, disse Jardim. Segundo ele, até agora o governo foi notificado apenas da rejeição dessa carga da unidade do JBS na cidade paulista.

Os altos níveis de ivermectina na carne bovina processada já causaram o embargo do produto pelos Estados Unidos durante sete meses em 2010. O governo e as companhias foram obrigados a adotar uma nova revisão de avaliação do nível do vermífugo, reduzido de 100 partes por bilhão para 10 partes por bilhão, como exigido pelos norte-americanos. Com isso, em 24 de dezembro do ano passado, o embargo ao produto foi suspenso.

A assessoria da JBS também confirmou o refugo e informou que iria encaminhar um posicionamento oficial ainda hoje sobre o caso. A companhia teria ainda outras cargas em análise por parte da autoridade sanitária norte-americana.

continua após a publicidade