Governo confirma que não corrige tabela do IR

O ministro Antônio Palocci (Fazenda) afirmou ontem que o governo não vai corrigir a tabela do Imposto de Renda, apesar da inflação em 2002 ter ultrapassado 12%. O governo Fernando Henrique Cardoso manteve congelada a tabela do IR por sete anos. No ano passado, o PT articulou na oposição o reajuste da tabela, que acabou ficando em 17,5%. Sobre a possibilidade de atualização da tabela nos próximos anos, Palocci foi evasivo: ??O futuro a Deus pertence??, disse.

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou que o governo estava no limite da carga tributária e que não haveria correção da tabela este ano. Já o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, disse ontem que não há posição definitiva do governo sobre o congelamento da tabela e que a decisão dependerá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o presidente do Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), Paulo Gil, mesmo com a correção aplicada no ano passado, de 17,5%, a tabela ainda apresenta uma defasagem de aproximadamente 40%, acumulada desde 1996. Somente em 2002, a inflação medida pelo IPCA foi de 12,53%.

O Unafisco vai promover este ano uma nova campanha pela correção da tabela do Imposto de Renda. Amanhã haverá uma reunião com Rachid para discutir o tema, que também será levado a Palocci no início de fevereiro.

??É inadmissível que o governo mantenha essa política adotada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso??, afirmou o presidente do sindicato. ??A correção precisa ser feita todo ano. Sem ela, o salário das pessoas vai sendo confiscado todos os anos??, disse.

Cássio Casseb vai dirigir o BB

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, divulgou ontem os nomes que irão compor a nova diretoria do Banco do Brasil. Para a presidência da instituição foi escolhido o economista Cássio Casseb Lima, que começou sua carreira no BankBoston passando pelo Banco Francês e Brasileiro e pelo Citibank. Atualmente, Lima é diretor da Credicard S/A.

Para a vice-presidência de varejo foi escolhido Edson Machado Monteiro, que atuava na BrasilCap. Segundo Palocci, foram mantidos os atuais diretores de negócios internacionais e de atacado, Rossano Maranhão Pinto, e de agronegócios e governo, Ricardo Conceição.

Para a vice-presidência de tecnologia e infra-estrutura, o escolhido foi José Luiz de Cerqueira César, que é diretor da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). Para a vice-presidência de crédito e gestão de pessoas foi escolhido Luiz Oswaldo Sant?Iago Moreira de Souza, que foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação Banco do Brasil em 2000.

Para a vice-presidência de finanças e mercados de capitais o escolhido foi Luiz Eduar do Franco de Abreu, que é membro do Conselho Fiscal da Itaúsa. Para a última vice-presidência responsável pela área de controle e relações com investidores, o indicado foi Adézio de Almeida Lima, que é gerente-executivo da diretoria comercial do Banco do Brasil.

Voltar ao topo