Governo aprova antecipação de contrato da CSN com investimento de R$ 2,5 bi

A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) informou na manhã desta quarta-feira, 27, que aprovou o pedido da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de prorrogação antecipada de contrato de exploração de seu Terminal de Granéis Minerais, em Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a SEP, a empresa se comprometeu a aportar R$ 2,51 bilhões no empreendimento.

Em nota, a SEP informou ainda que os novos investimentos da CSN permitirão à companhia dobrar a sua capacidade de movimentação de carga, de 30 milhões para 60 milhões de toneladas por ano em pouco mais de um ano e meio, a partir desta quarta-feira até dezembro de 2017. Os recursos serão investidos nas áreas de armazenagem, atracação, dragagem, movimentação de carga e acessos ferroviários.

“A companhia vai implantar um novo pátio de carvão e adequar um outro pátio também destinado a carvão, já existente, para minério de ferro, ampliando sua capacidade”, diz a SEP. “A empresa se compromete ainda a expandir o pier de atracação em 160 metros, com instalação de novo dolfin de atracação, e a fazer dragagem para a profundidade de 21,50 metros”, acrescenta.

Segundo a SEP, a CSN também assumiu o compromisso de investir em equipamentos de movimentação de carga, implantando viradores de vagão, recuperadoras de carvão, empilhadeiras, carregadores de navio e descarregadores contínuos.

Voltar ao topo