Fogo cruzado

Governo analisa decisão do STF sobre guerra fiscal

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou hoje que o governo está analisando a decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucionais as leis do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pará, Espírito Santo e Distrito Federal que concederam benefícios relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “A decisão foi ontem, são 14 ações (diretas de inconstitucionalidade). Pedi para meu pessoal analisar exatamente quais são”, afirmou Barbosa.

Ele disse, no entanto, que a votação no Supremo mostra como é importante ter um acordo sobre o assunto. O Ministério da Fazenda propôs aos Estados uma redução da alíquota de ICMS nas operações interestaduais com o objetivo de acabar com a chamada guerra fiscal, pela qual os Estados concedem redução de ICMS para atrair investimentos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.