O Ministério dos Transportes prorrogou o prazo para entrega dos estudos técnicos complementares à concessão de três novos trechos de rodovias. Com a decisão, as empresas poderão concluir as análises referentes a trechos das BR-364/060/MT/GO, BR-163/230/MT/PA e BR-364/GO/MG até os dias 19 de fevereiro, 16 de março e 30 de abril, respectivamente. A ampliação do prazo está publicada em portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 15.

Os estudos são relacionados à concessão de 703,7 quilômetros da BR-364/060/MT/GO que ligam Rondonópolis (MT) a Goiânia (GO); de 439,2 quilômetros da BR-364/GO/MG que vão de Jataí (GO) ao entroncamento com a BR-153/MG; e de 976 quilômetros da BR-163/230/MT/PA, ligando Sinop(MT) a Porto de Miritituba (PA).

Segundo o Ministério, essas concessões pretendem facilitar o escoamento da safra do Centro-Oeste. Com os leilões, o governo vai consolidar a criação de um corredor rodoviário rumo aos portos da Região Norte do País e otimizar o acesso aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Os estudos deverão considerar a demanda, a engenharia, a operação, a fluidez do tráfego, o meio ambiente, a modelagem econômico-financeira, além de apoio na elaboração de minutas de documentos. O governo pretende usar esses trabalhos para elaborar os editais das concessões.