Governador defende a agricultura familiar

Para reforçar a agricultura familiar paranaense, o governo do Estado já colocou em prática uma série de ações que beneficiam os produtores, como a isenção de impostos para incentivar a venda dos produtos nos supermercados, e o lançamento do Fundo de Aval, que garante crédito mesmo ao produtor que não tem a terra regularizada. “O governo do Estado está instalando uma fazenda-escola onde era o Parque Castelo Branco, para treinar e reciclar os produtores da agricultura familiar do Paraná”, lembrou o governador Roberto Requião ao participar, ontem, da abertura oficial da Feira dos Sabores, no pavilhão de exposições do Parque Barigüi, em Curitiba.

A difusão dos organismos geneticamente modificados foi criticada pelo governador. Segundo Requião, os transgênicos podem acabar arruinando a agricultura familiar. “Os pequenos e médios agricultores não poderiam bancar o preço dos royalties das sementes. Além disso, se passássemos a produzir transgênicos não teríamos mais o mercado europeu, que rejeita esses produtos para consumo humano, e não teríamos como competir com produtores dos Estados Unidos, que têm garantia de preço mínimo e 40% do seguro agrícola pago pelo Estado”, alertou.

Feira de Sabores

A Feira de Sabores é promovida todos os anos pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Este ano 300 produtores estão participando com mais de três mil produtos da agricultura familiar de todo o Paraná.

Na solenidade de abertura foi entregue uma placa comemorativa do contrato 130 mil do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ao agricultor Adão Pyrychoviski, de Quitandinha. Ele recebeu também um crédito de investimento para aquisição de um trator, no valor de R$ 37,5 mil, que irá beneficiar outros cinco agricultores familiares.

Também foram assinados pelo governador Roberto Requião dois protocolos de intenções com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para o fortalecimento da agricultura familiar. E foram lançados 450 mil cartões de telefone, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Brasil Telecom, promovendo e divulgando a feira em todo o Paraná.

A Feira de Sabores fica aberta até o próximo dia 18, de quinta a sábado das 14 às 22h, e aos domingos das 12 às 21h.

Voltar ao topo